SIGA-NOS
Formulário de Contato
Perguntas Frequentes | B2Corp - Gestão de Benefícios e Bem Estar

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes - Gestão de Saúde Integrada

1. O QUE É SIPAT? POR QUE É IMPORTANTE REALIZAR?
Você já deve ter ouvido falar sobre a SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho), mas talvez não saiba exatamente do que se trata. De acordo com a NR 5, item 5.16, alínea “o” a semana SIPAT é obrigatória para as CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho), com frequência anual:
 
Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).
 
A ideia da campanha corporativa é realizar atividades diversas com o objetivo de envolver os colaboradores, de todas as áreas, e orientar sobre a prevenção de acidentes do trabalho, saúde e doenças ocupacionais.
 
Para o ambiente corporativo a SIPAT pode trazer inúmeros benefícios, entre eles:
  1. Contribuir para a melhora da saúde física e mental do trabalhador;
  2. Estimular o trabalho em equipe;
  3. Aperfeiçoar a comunicação interna na empresa;
  4. Tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e seguro;
  5. Informar e conscientizar os trabalhadores quanto as formas de prevenção no ambiente de trabalho;
  6. Estar de acordo com o cumprimento da legislação;
  7. Contribuir para a redução do número de acidentes e doenças do trabalho;
  8. Redução dos custos gerais em saúde e segurança do trabalho.
A B2Corp possui mais de 10 anos de experiência na realização de SIPAT. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar sua Empresa!
2. QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE UM PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA?
Muitas empresas já perceberam o quanto é vantajoso investir no bem-estar de seus funcionários. Incentivar o colaborador de sua empresa a melhorar sua saúde é um benefício pessoal e para a própria empresa.

Entre os pontos positivos estão:
  1. O colaborador sente-se mais motivado;
  2. Consequentemente, melhora a produtividade;
  3. Redução de custos com relação às doenças de trabalho;
  4. Estreita a relação interpessoal dentro da empresa;
  5. Estimula o aperfeiçoamento pessoal e profissional;
  6. Equipe mais saudável e melhor preparada para a execução de suas tarefas;
  7. Diminui o nível de estresse do colaborador;
  8. Ambiente de trabalho com clima mais leve e acolhedor.
A B2Corp possui mais de 10 anos de experiência na realização de Programas de Qualidade de Vida. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar sua Empresa!
 
3. QUAIS OS BENEFÍCIOS DA QUICK MASSAGE?
A Quick Massage é uma técnica bastante indicada para o ambiente corporativo por oferecer, como o próprio nome diz, uma “Massagem Rápida” com duração entre 10 a 30 minutos. É realizada sobre a roupa e sem a necessidade de cremes. Entre os principais benefícios desta técnica, está a diminuição de doenças relacionadas aos movimentos repetitivos (LER/DORT) e diminuição efetiva do estresse, que normalmente são ocasionados pela rotina no ambiente de trabalho.

Alguns dos benefícios da Quick Massage para o colaborador e para a empresa:
  1. Reduz o estresse;
  2. Alivia a tensão muscular;
  3. Melhora a circulação sanguínea; 
  4. Dá mais disposição ao funcionário;
  5. Ajuda na prevenção de doenças, como LER/DORT entre outras;
  6. Diminuição de custos com assistência médica;
  7. Baixo custo para implantação;
  8. Ótimo benefício para reestabelecer o equilíbrio físico e mental.

A B2Corp possui uma ampla equipe de massoterapeutas especializados e atua há mais de 10 anos neste mercado. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar sua Empresa!
4. QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL?
Assim como a Quick Massage, a Ginástica Laboral também é um método que pode contribuir muito para a saúde do colaborador. A atividade é realizada no próprio ambiente de trabalho, com duração de aproximadamente 15 minutos e com a supervisão de um profissional especializado e habilitado.
 
Os exercícios executados ajudam no fortalecimento dos músculos do corpo e são fundamentados com alongamentos e técnicas de relaxamento corporal. Isso contribui para o equilíbrio físico e mental, para a prevenção de doenças do trabalho, e melhora a qualidade de vida do funcionário e sua produtividade na jornada de trabalho.
 
Alguns dos benefícios da ginástica laboral:
  1. Previne e trata as DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
  2. Melhora a qualidade de vida geral do colaborador;
  3. Estimula o raciocínio para realização de atividades que exigem mais concentração;
  4. Proporciona maior bem-estar físico;
  5. Melhora a performance, motiva e aumenta a produtividade;
  6. Em função dos benefícios acima citados, a ginástica laboral automaticamente gera um ótimo retorno financeiro para a empresa. 

Além de Coordenadores especializados que criam e acompanham os indicadores de evolução do programa de ginástica laboral, a B2Corp conta com professores habilitados para executar o plano de aulas de forma efetiva. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar sua Empresa!
5. POR QUE INCENTIVAR OS FUNCIONÁRIOS A PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA?
Praticar atividade física é bom para a saúde em qualquer contexto. No entanto, estar em dia com os exercícios também garante ótimos resultados no ambiente de trabalho. Incentivar o colaborador a praticar mais atividade física pode melhorar não só a saúde física dele, mas também reflete no desempenho profissional geral do mesmo.
 
O ideal é que cada um encontre uma atividade física que seja de seu agrado, assim fica mais fácil incluir na rotina e ter mais disciplina na execução. Alguns exercícios podem contribuir de maneira eficaz e sem grandes investimentos, tais como:
 
  1. Alongamentos;
  2. Esportes;
  3. Caminhada com animais de estimação;
  4. Ginástica Laboral na Empresa que trabalha;
  5. Corrida; 

Vale considerar que para obter ainda mais sucesso na atividade física, ela deve vir acompanhada de uma boa alimentação. Empresas que se preocupam com o bem-estar e saúde de seus colaboradores podem adotar medidas que contribuam para essa nova rotina de atividades e alimentação.
 
A B2Corp possui diversos serviços que podem fazer parte de um ótimo Programa de Qualidade de Vida para sua Empresa. Ações para gerenciamento do estresse, ações para prevenção de doenças ocupacionais, blitz da postura (Blitz Ergonômica/Orientação postural), palestras, quick massagem (quick massage), ginástica laboral e muitos outros. Entre em contato e saiba como a B2Corp pode ajudar a sua Empresa.
6. COMO REALIZAR UM MAPEAMENTO DE SAÚDE NA MINHA EMPRESA E POR QUE É IMPORTANTE?
Você sabe responder as perguntas abaixo?
 
Qual o perfil de saúde dos meus funcionários? Qual o tamanho da minha população de hipertensos e fumantes? Quais as principais ameaças à saúde da minha Equipe? Quais os riscos de ter funcionários afastados em função do sedentarismo, excesso de peso ou dor na coluna? Estou me preocupando com o FAP e RAT da minha Empresa?
 
A B2Corp criou uma solução para responder a essas, e muitas outras perguntas. Através de um sistema exclusivo, o B2 Plus, conseguimos criar estratégias de mapeamentos personalizados de acordo com o perfil e necessidades da Empresa.
 
Cada respondente recebe na hora uma devolutiva personalizada de acordo com as respostas que inseriu no questionário. A partir das respostas de todos, nossa Equipe realiza uma análise criteriosa para entender o perfil de saúde dos colaboradores oferecendo relatórios gerenciais e online para os Gestores da Empresa.
 
Quais as vantagens de realizar um mapeamento de saúde na minha Empresa?
 
- Conhecer minha população do ponto de vista de saúde e qualidade de vida;
- Diminuir os riscos de fatores surpresas;
- Reduzir taxas de sinistralidade;
- Tomar decisões com base em informações reais;
- Antecipar soluções evitando maiores custos e desgastes;
- Aplicar soluções para indicadores de risco;
- Melhorar o clima organizacional da Empresa com base nas respostas dadas pelos próprios colaboradores.
 
Entre em contato com a B2corp e veja como realizar o Mapeamento de Saúde da sua Empresa.
7. POR QUE É IMPORTANTE REALIZAR ORIENTAÇÕES ERGONÔMICAS PARA OS FUNCIONÁRIOS?
O conceito de Ergonomia se baseia no cumprimento de determinadas regras, capazes de proporcionar melhores condições de trabalho ao colaborador. Dentre essas regras, estão a de movimentação, manuseio de equipamentos e materiais, à própria mobília do ambiente de trabalho e à organização laboral.
 
A importância em realizar orientações ergonômicas com os colaboradores é por promover adaptações neste ambiente, melhorando as condições de trabalho e consequentemente proporcionando maior desempenho, satisfação e segurança.
 
Confira os principais benefícios da Ergonomia em uma empresa:
 
  1. Preservação da saúde;
  2. Melhora postural;
  3. Prevenção de acidentes ou lesões;
  4. Redução de turnover;
  5. Redução do absenteísmo;
  6. Aumento da produtividade;
  7. Maior concentração e menos repetição do trabalho;
  8. Redução de erros.

A B2Corp conta com uma ótima equipe de profissionais especializados em ergonomia. A orientação ergonômica, a análise ergonômica e a blitz postural são processos independentes que se complementam, e nós podemos ajudar. Entre em contato.
8. 05 MOTIVOS QUE ESTÃO FAZENDO SEUS COLABORADORES ADOECEREM
Alguns fatores no ambiente de trabalho podem contribuir para problemas de saúde. Além do já conhecido estresse, outras doenças podem surgir por conta do trabalho e, por isso, cuidar da saúde do colaborador é uma arma eficaz para prevenir qualquer incidência deste tipo.
 
Veja cinco motivos que fazem seu colaborador adoecer:
 
1. Condições precárias do ambiente de trabalho
Garantir um ambiente acolhedor e adequado para o colaborador evitará uma série de problemas de saúde. Cuidados com posturas, exercícios e alongamentos podem ser boas opções para solucionar esse problema. Atente-se com o material disponibilizado ao colaborador, se a cadeira é confortável, se a tela do computador está na altura correta, entre outros fatores.

2. Sobrecarga de atividades repetitivas
Hoje, umas das principais doenças ocupacionais que atingem o trabalhador é a LER/DORT, causada pelo esforço repetitivo, postura incorreta ou uso extremo de força. A sobrecarga de atividade prejudica o sistema músculo esquelético, surgindo inflamações locais, desencadeando doenças como tendinites e bursites.

3. Clima pesado + pressão
Altas exigências por resultados causam estresse e as vezes despertam a depressão, assim como um ambiente hostil pode acarretar problemas iguais. Ter cuidado em manter um ambiente agradável e as pressões de resultados em equilíbrio é a única maneira de evitar esses problemas de saúde. Quando estressado, o colaborador acaba por não ter ânimo e consequentemente isso afeta seu desempenho. Além é claro, de uma possível insatisfação diária que compromete sua produtividade e vontade de permanecer trabalhando naquela Empresa. Promover um ambiente favorável para se trabalhar trará um retorno inestimável para a empresa e para as pessoas.

4. Falta de investimento no desenvolvimento pessoal e com atividades preventivas
Cuidar do bem-estar do colaborador com palestras, atividades físicas e alimentares são o ponto determinante para evitar possíveis problemas de saúde. Levar o conhecimento sobre doenças, prevenções e cuidados podem fazer muita diferença dentro da empresa. Essa motivação gera um ambiente melhor, pessoas mais empenhadas e um relacionamento mais produtivo entre os colaboradores e clientes.

5. Hábitos alimentares não saudáveis
Assim como as atividades e posturas são importantes, a alimentação também gera um impacto na vida e produtividade do colaborador. Um funcionário com hábitos alimentares ruins poderá desenvolver problemas como diabetes, hipertensão, entre outros. Cabe a empresa prevenir levando o conhecimento sobre uma boa alimentação e até implantar ações regulares que ajudem a tornar esse novo hábito mais rotineiro.
 
A B2corp oferece palestras, workshops e treinamentos para diversos assuntos de saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo. Entre em contato e saiba mais.
9. ENTENDA COMO TER UMA NUTRICIONISTA NO AMBIENTE CORPORATIVO PODE AJUDAR SUA EMPRESA A PRODUZIR MELHOR
Comer bem traz diversos benefícios a saúde e nada melhor do que uma nutricionista para avaliar qual o cardápio mais adequado para cada perfil. Numa empresa, onde o colaborador passa boa parte de seu dia, a alimentação deve ser fator primordial para gerar mais energia e disposição. Ter uma nutricionista no ambiente corporativo ajuda a reeducar a alimentação do funcionário além de o acompanhar nesse processo. Além de orientações e consultas nutricionais, podem ser promovidas diversas palestras internas para orientar e sanar dúvidas, ajudando a todos os colaboradores a serem mais saudáveis e produtivos.
 
Além de oferecer nutricionistas para sua Empresa, a B2Corp possui outros serviços importantes para orientar e conscientizar o colaborador, veja: blitz nutricional, workshop de lanches saudáveis, workshop de sucos saudáveis, workshop sal, açúcar e gordura, consultas com bioimpedância, e outros. Entre em contato e saiba mais.
10. PSICOLOGIA CORPORATIVA – ENTENDA O CONCEITO E SEUS BENEFÍCIOS
Analisar o comportamento organizacional de cada colaborador é o objetivo da psicologia corporativa. Atuar na gestão das pessoas, entendendo sua relação com o ambiente de trabalho, suas ambições, medos e necessidades é parte do trabalho realizado por este profissional. Com esses resultados em mãos, ele consegue contribuir para que o profissional aprenda a lidar com seus comportamentos e se conheça melhor além de, consequentemente, contribuir para a qualidade de execução das atividades e melhora do relacionamento com os colegas de trabalho.
 
As vantagens de ter um Psicólogo na sua Empresa:

1. Maior produtividade
Conhecer melhor o comportamento dos colaboradores, permite identificar possíveis razões de descontentamento. Dessa forma o psicólogo trabalha para tornar o colaborador mais feliz em todos os sentidos. Além disso, os níveis de estresse diminuem e o colaborador sente-se mais disposto para contribuir com a empresa, gerando um rendimento maior.

2. Ambiente corporativo agradável
No ambiente corporativo a relação interpessoal entre os colaboradores é essencial para manter um ambiente agradável. Sendo assim, detectar e analisar situações problemáticas são ferramentas importantes para traçar uma estratégia que ajude a tornar essa convivência saudável entre todos.

3. Funcionário feliz e gratidão
Compreender o colaborador e procurar solucionar seus anseios profissionais gera felicidade e consequentemente um indivíduo mais motivado. Isso também significa que o funcionário será grato e mais compromissado com a empresa.
 
Além de oferecer psicólogos para sua Empresa, a B2Corp possui outros serviços importantes para orientar e conscientizar o colaborador, veja: palestras sobre motivação, qualidade de vida e estresse, workshop do estresse, workshop tabagismo, workshop para traumas e muitos outros.
11. COMO FUNCIONA UM PROGRAMA DE MASSAGEM CORPORATIVA?
Para implantar um programa de massagem na sua Empresa são necessárias algumas informações, como:
 
  • Número total de funcionários por Unidade e por turno;
  • Espaço (sala de massagem) adequado com boa ventilação, iluminação e limpeza;
  • Local da Empresa;
  • Horário do expediente da Unidade/Turnos;
  • Histórico de atestados médicos ou informações sobre o relatório de sinistralidade;
  • Frequencia x número de colaboradores para determinar o número adequado de massagens por mês. 
Além disso, é importante o conhecimento do programa pelos líderes e gestores para motivação e incentivo ao uso do benefício. A quick massagem ou quick massage ou massagem corporativa, é realizada pela B2Corp como mais um benefício que some à saúde e bem-estar do trabalhador, e por esta razão a B2corp realiza gestão de indicadores para emissão de um relatório à Empresa.
Todos os profissionais (massoterapeutas) possuem experiência e são capacitados ao exercício desta função. Além disso, são recrutados em um processo exigente, recebem treinamento periódico para aperfeiçoamento de técnicas e comportamentos e possuem conhecimento técnico avançado para ajudar a reduzir os índices de queixas dos colaboradores.
Entre em contato com a B2Corp e veja como podemos ajudar seus colaboradores a terem mais saúde e qualidade de vida.
12. O QUE É MEDICINA OCUPACIONAL?
Também conhecida como “medicina do trabalho” a área atua na prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao ambiente corporativo. Com o programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO) é possível cuidar da saúde dos funcionários da empresa e realizar o acompanhamento preventivo de todos, ajudando a diagnosticar problemas de saúde e tratá-los precocemente. Os médicos que atuam neste especialidade tem conhecimento técnico porque estão atualizados sobre as principais normas regulamentadoras (NRs). A medicina ocupacional ainda ajuda a controlar acidentes dentro das empresas, através do programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA).
13. QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MEDICINA OCUPACIONAL?
Investir na medicina ocupacional traz ótimos benefícios para a empresa pois, além de estar atualizada perante as Leis, também garante a saúde e segurança dos seus trabalhadores!
 
Confira as vantagens de implementar os programas em sua empresa:
 
1. Estar regularizado com o e-Social cumprindo as Leis e Normas;
2. Funcionários mais saudáveis e produtivos;
3. Minimizar riscos de acidentes de trabalho;
4. Redução dos custos da empresa de diversas formas;
5. Maior segurança e qualidade de vida para todos;
Quer ajudar os colaboradores da sua Empresa a conquistar mais saúde e qualidade de vida?
Clique abaixo e solicite uma Proposta!

QUERO SOLICITAR UM ORÇAMENTO