11 97204.3930
contato@b2corp.com.br Blog
  • Home
  • B2Corp
  • Programas B2
    • Quick Massage
    • Ginástica Laboral
    • B2FIT
    • Gerenciamento do Estresse
    • Consulta Nutricional – Bioimpedância
    • Psicoterapia Corporativa
    • Fisio Corp – Fisioterapia In Company
    • Profissionais alocados
  • Serviços
    • Consultoria Retomada | Covid-19
    • Massagens e Terapias
    • Saúde Mental
    • Laboral e gestão de saúde
    • Nutrição corporativa
    • Palestras e Intervenções
    • Atividades e Jogos
  • APC Digital
  • SIPAT
  • FAQ
  • Contato
    • Orçamento
    • Trabalhe Conosco
    • Mapa do Site
    • 11 97204.3930
  • Home
  • B2Corp
  • Programas B2
    • Quick Massage
    • Ginástica Laboral
    • B2FIT
    • Gerenciamento do Estresse
    • Consulta Nutricional – Bioimpedância
    • Psicoterapia Corporativa
    • Fisio Corp – Fisioterapia In Company
    • Profissionais alocados
  • Serviços
    • Consultoria Retomada | Covid-19
    • Massagens e Terapias
    • Saúde Mental
    • Laboral e gestão de saúde
    • Nutrição corporativa
    • Palestras e Intervenções
    • Atividades e Jogos
  • APC Digital
  • SIPAT
  • FAQ
  • Contato
    • Orçamento
    • Trabalhe Conosco
    • Mapa do Site
OMS alerta que 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo
9 de setembro de 2019
Alimentos devem ter lupa e aviso de alto teor de sódio, açúcar e gordura, diz Anvisa
16 de setembro de 2019

Erros médicos afetam 138 milhões de pessoas por ano, diz OMS

Publicado por admin on 13 de setembro de 2019
Categorias
  • Blog
Tags

Erros no diagnóstico, na prescrição de remédios e tratamento e uso inadequado de fármacos são os três principais registros de falhas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou hoje, a pouco dias do primeiro Dia Mundial para a Segurança dos Pacientes, que mais de 138 milhões de pessoas são afetadas anualmente por erros médicos, e que 2,6 milhões morrem por esta causa.

Erros no diagnóstico, na prescrição de remédios e tratamento e uso inadequado de fármacos são os três principais registros de falhas, segundo afirmou a médica Neelam Dhingra-Kumar, coordenadora de segurança para os pacientes da OMS, em entrevista coletiva.

“Ocorrem porque os sistemas de saúde não estão adequadamente desenhados para enfrentar esses erros e aprender com eles”, garantiu a especialista.

Dhingra-Kumar ainda afirmou que muitas unidades médicas ocultam os erros cometidos, o que impede que ações sejam tomadas.

Os números divulgados pela OMS se referem apenas aos países de média e baixa renda, em que vivem 80% da população mundial. Em países mais desenvolvidos, a estimativa é que uma a cada dez pacientes seja vítima de erros.

Exemplos destas falhas são a aplicação de remédios por vias para os quais não foram desenvolvidos, erros nas transfusões de sangue ou obtenção de radiografias, ou em casos mais dramáticos, na indicação de que membro deve ser amputado ou que lado do cérebro deve ser submetido a cirurgia.

Dhingra-Kumar apontou que entre os fatores que causam estes problemas estão a falta de hierarquia “clara” em determinados hospitais ou a insuficiente comunicação entre os funcionários do quadro da equipe.

De acordo com a OMS, apenas os erros relacionados a prescrição errada de remédios custam aos sistemas de saúde de todo mundo certa de US$ 42 bilhões (R$ 170 milhões).

Para conscientizar sobre esse tipo de problema, a OMS realizará, a partir deste ano, em 17 de setembro, o Dia Mundial para a Segurança dos Pacientes. A cor laranja será utilizada para iluminar monumentos e unidades de saúde ao redor do mundo.

Fonte: UOL Saúde

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

7 de fevereiro de 2020

Benefícios da caminhada


Saiba mais
30 de janeiro de 2020

Parar de fumar pode multiplicar células saudáveis dos pulmões, mostra estudo


Saiba mais
29 de janeiro de 2020

Benefícios do abacate


Saiba mais
11 97204.3930
contato@b2corp.com.br
Rua Dr. Luiz Migliano, 1986 Cj.1606 - Morumbi
São Paulo - SP - CEP: 05711-001
Saiba como chegar
© 2020 - B2CORP - Saúde | Qualidade de Vida | Bem-estar - Todos os direitos reservados.